Páginas

Clique aqui e acesse!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

ACTEBA CAPACITA CONSELHEIROS TUTELARES DO TERRITÓRIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA


O I  Seminário de Conselhos Tutelares e dos Direitos do Território de Vitória da Conquista, realizado nos dias 04 e 05 em Vitória da Conquista contou com a participação de aproximadamente 95 pessoas, dentre eles os  Conselheiros Tutelares dos municípios de  Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista, além dos Conselheiros Tutelares de outros territórios: Guanambi (Territórios do Sertão Produtivo) de  Cotegipe e Wanderley (Território da Bacia do Rio Grande) e de Ubatã (Território do Médio Rio de Contas).



Também fizeram presentes o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, Miguel Felício; a Secretária de Assistência Social de Piripá, Leidiana Pereira de Moura; os estudantes da UNOPAR; os técnicos do CREAS e CRAS, os Conselheiros dos Direitos de Piripá e de Vitória da Conquista; os palestrantes: Dr. Marcos Coelho, Promotor de Justiça do Ministério Público; Dra. Ana Carolina, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; Dr. Carlos Públio, Advogado e Professor da Faculdade FAINOR; Laudelino Palmeira, Vereador de Poções; Nivaldo Santos, Consultor dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento realizado pela ACTEBA - Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, faz parte do I Circuito do Conhecimento/ACTEBA que tem como objetivo fortalecer os Conselhos Tutelares e os Conselhos de Direito e a Rede de Atenção a Criança e Adolescente, permitindo conhecimentos e troca de experiências.

O Seminário contou com palestrantes de renomes que abordaram temas como: 24 anos do ECA, avanços e desafios; Trabalho Infantil: causas  e conseqüências; as atribuições do Conselho Tutelar e dos Direitos; as violações de Direitos; a Lei 12.699/2012 e as repercussões referente os direitos sociais,  Processo Unificado dos Conselheiros Tutelares 2015; apresentação da experiência exitosa de Ubatã na prevenção e divulgação do ECA, além da Oficina de estudo de casos.

O Conselheiro Tutelar Antônio Carlos Ferreira de Vitória da Conquista parabenizou o  Seminário, declarou que a formação continuada aprimora a atuação e reforça a importância dos Conselhos.  Para o Secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, “O evento apresentou situações da vivência e da experiência dos próprios Conselheiros, potencializando o trabalho, sendo fundamental não só para Conquista, mas para toda a região”.

Antônia Santos, Presidente da ACTEBA avaliou como positivo a participação assídua dos Conselheiros Tutelares durante os dois dias que fizeram intervenções, tiraram dúvidas; a abordagem dos temas pelos palestrantes, a parceria do município de Vitória da Conquista, do Ministério Público, da Faculdade FAINOR, do Ministério Público do Trabalho e do Conselho Tutelar de Poções.

ASCOM/ACTEBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

.

.