quinta-feira, 3 de março de 2016

Escola de Conselhos da Bahia tem apoio da Secretaria de Direitos Humanos

Na quarta-feira (02), aconteceu a reunião do Grupo Gestor da Escola de Conselhos da Bahia, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), com a presença da consultora nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Eliana Rocha de Oliveira. A pauta de discussão foi o assessoramento no novo projeto político pedagógico da Escola de Conselhos e na elaboração de estratégias para a capacitação dos conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia.

A apresentação de uma metodologia unificada e as experiências positivas de projetos das Escolas de Conselhos de outros estados foram destacadas pela coordenadora das Ações de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça Social, Iara Farias, como importantes para a formulação do projeto baiano. “Essa reunião confirma o interesse da Secretaria de Justiça Social no projeto da Escola de Conselhos na Bahia, destinando dois milhões e duzentos mil reais para capacitar os conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente".


A consultora Eliana Rocha espera facilitar na articulação do projeto nacional para as Escolas de Conselhos, com o objetivo de reestruturá-los, por meio do novo Manual da Escola de Conselhos da SDH. Eliana destacou que a participação do Núcleo Gestor, se colocando com responsabilidades especificas, é relevante para a construção conjunta de um novo projeto para a Escola de Conselhos.

A Escola de Conselhos da Bahia é um espaço de formação, sistemática e permanente, dos conselheiros, possibilitando o ensino e aprendizagem voltados para a questão dos direitos das crianças e dos adolescentes, fortalecendo a rede de promoção, proteção e defesa do público assistido, bem como mobilizar esses atores com outras instâncias de promoção, proteção, defesa e controle, obtendo ganhos e conhecimentos em áreas afins e inerentes à sua atuação.


Também participaram da reunião, Edmundo Kroger, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca); Ritanilson Coelho, da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA); Antônia Santos, do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT/BA), e Everton Terra Nova, representando a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Fonte: SJDHDS/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.