sábado, 28 de maio de 2016

Aconteceu em Serrinha o 1º Seminário de Conselhos Tutelares e dos Direitos do Território do Sisal

Aconteceu, no início da tarde de terça (24), em Serrinha, o 1º Seminário Territorial de Conselhos Tutelares e Direitos do Território do Sisal. O Evento, que segue até quarta (25), no auditório da SINDIMINA, é uma realização da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA), em parceria com o Governo Municipal de Serrinha (Secretaria Municipal de Assistência Social); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar.

O Evento teve início com formação de mesa, na qual estiveram presentes os representantes da Gestão Municipal de Serrinha, Secretaria de Assistência Social; a Presidente do CMDCA, a Coordenadora do Conselho Tutelar, a articuladora do Território do Sisal, e o Presidente da ACTEBA. Após, houve execução do Hino Nacional do Conselheiro Tutelar. Em seguida, a palavra foi franqueada.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Serrinha, Naiane Oliveira ressaltou que “É uma honra para o município sediar tão importante evento, com o objetivo de fortalecer os Conselhos Tutelares. É por meio dessas formações que tiramos as dúvidas e aprimoramos o nosso trabalho. Com certeza vai acrescentar muito na atuação de todos os participantes”.

O primeiro painel foi coordenador por Sales Barbosa, Coordenador do Território Litoral Sul e Conselheiro Tutelar de Itacaré, que abordou o tema “A formação continuada dos integrantes da Rede de Proteção como mecanismo de promoção dos direitos de crianças e adolescentes”. Logo em seguida, o Presidente Adão Luz, prosseguiu com os trabalhos e na oportunidade falou sobre os avanços e desafios da ACTEBA.

Na manhã de quarta feira, o Promotor de Justiça, Dr. Evandro abriu as atividades, ministrando palestra enriquecedora com o tema “O Conselho Tutelar e a sua atuação qualificada, como espaço democrático de participação e controle social”.

Aconteceu ainda a escolha da representação territorial da ACTEBA, sendo eleita a conselheira tutelar de Barrocas, Marizete Brito, Coordenadora do Território do Sisal.

O último painel foi coordenador pelo Diretor Secretário da ACTEBA, Ritanilson Coelho, o qual proporcionou o Estudo de Casos e debates sobre atuação e atribuições do Conselho Tutelar frente às violações de direitos contra crianças e adolescentes. 


O Seminário Territorial visou ampliar as possibilidades de conhecimento, integração, articulação entre os atores que atuam na proteção/defesa, promoção e controle na área dos Direitos da Criança e do Adolescente e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, reunindo os municípios de Barrocas, Biritnga, Cansanção, Candeal, Casa Nova, Euclides da Cunha, Itacaré, Jeremoabo, Poções, Queimadas, Quijingue, Santa Barbara, Santa Luz, Santanópolis, São Domingos, São Francisco do Conde, Serrinha, Una, Macururé, Valente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.