Páginas

Clique aqui e acesse!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Aconteceu em Poções a 2° Edição do Seminário Territorial de Conselhos Tutelares e dos Direitos do Sudoeste e Médio Rio das Contas

Conselheiros Tutelares de 16 municípios participaram do 2º Seminário Territorial de Conselheiros Tutelares do Médio Rio das Contas e Sudoeste Baiano, aberto na manhã de terça (12), no Salão da Filarmônica 26 de Junho em Poções - BA.  Integraram a composição da mesa de abertura do evento, o Secretário Municipal de Administração de Poções, Sr. Marcelo Santos, a Presidente do CMDCA de Poções, Sra. Bruna Reanta, o representante do Conselho Tutelar de Poções, Sr. João Cláudio Macedo, o Tenente Oliveira, da 79 CIPM e o Presidente da ACTEBA, Sr. Adão Luz.

O Seminário teve por objetivo a troca de conhecimento e a formação continuada para os atores do Sistema de Garantia de Direitos, através do 3º Circuito do Conhecimento, além de promover maior integração e articulação entre os atores que atuam na proteção/defesa, promoção e controle na área dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Palestrantes renomados conduziram os dois dias de encontro, dentre eles o Advogado, Dr. Michael Farias, o qual abrilhantou o seminário e ministrou com excelência a palestra “O Conselho Tutelar e a sua atuação qualificada, como espaço democrático de participação e controle social” e diálogo sobre a Minuta – Lei Orgânica do Conselho Tutelar, a Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, Dra. Cíntia Campos, que estabeleceu um diálogo enriquecedor com os participantes e explanou o tema “26 Anos do ECA: conquistas alcançadas e os desafios a serem vencidos” conquistando a todos com o seu carisma; o Vereador e Ex-conselheiro Tutelar, Sr. Laudelino Palmeira, que promoveu um importante debate sobre a “Redução da Maioridade Penal: solução ou ilusão?”;  o Assistente Técnico Administrativo do MPBA, Fábio Fernandes, que explanou sobre o Trabalho Infantil com maestria, orientando os atores do Sistema de Garantia de Direitos, acerca dos malefícios e as estratégias para sua erradicação. Por fim, o Presidente da ACTEBA, Adão Luz, concluiu as palestras, abordando o tema: “ACTEBA: avanços e desafios; Fluxo e procedimentos das demandas do órgão”.

O evento foi finalizado com a Eleição da Coordenação do Território Sudoeste, para o biênio 2016/2018, a qual por aclamação ficou assim constituída: Coordenador: Antônio Marcos da Silva e Vice Coordenadora: Alana Alves Ferreira, Conselho Tutelar de Poções – BA e Mariana Rodrigues, Conselheira Tutelar de Boa Nova – BA, Coordenadora do Território Médio Rio das Contas.


O Seminário reuniu conselheiros e ex-conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, secretários e demais atores do SGD, com representações de 16 cidades da Bahia sendo: Almadina, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Ipiaú, Itacaré, Itaquara, Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Mirante, Planalto, Poções, Nova Itarana, Santa Inês, Ubaitaba, Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

.

.